Sempre que ocorre um aumento no preço da tarifa de energia, as notícias citam as bandeiras tarifárias. Mas, muita gente ainda não sabe como esse sistema funciona, então resolvemos esclarecer o assunto por aqui.
A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) utiliza as bandeiras tarifárias na conta de luz desde o ano de 2015, com o objetivo de equilibrar os custos da produção de energia elétrica.
Essas bandeiras indicam quando as condições estão favoráveis para a produção de energia ou se existem custos adicionais. Isso ocorre, por exemplo, quando é necessário investir nas usinas termelétricas, pois as hidrelétricas não estão dando conta de produzir toda a energia necessária, o que costuma ocorrer durante as crises hídricas.
E como nós sabemos disso? Pelas cores das bandeiras. São utilizadas as mesmas cores dos semáforos (verde, amarelo e vermelho). Dependendo da cor da bandeira, o valor da conta pode oscilar mês a mês, seguindo valores que já são pré-determinados.
A seguir, explicamos tudo o que você precisa saber sobre o assunto.
O que são bandeiras tarifárias?
O Sistema de bandeiras tarifárias foi criado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). Ele foi instituído por meio da Resolução Normativa n° 547 de 16 de abril de 2013 e passou a vigorar para todo o Sistema Interligado Nacional (SIN), com exceção do estado de Roraima, em 2015.
O objetivo desse sistema é informar a todos os consumidores quando os custos para a produção de energia elétrica estão mais altos ou mais baixos. Ou seja, as bandeiras sinalizam isso por meio das cores em que se encontram.
Atualmente, o Brasil conta com diversas fontes de energia, além da hidrelétrica e da termelétrica que são as mais conhecidas. Exemplos são a energia solar, eólica, biomassa e outras. Porém, por conta dos custos de produção, as hidrelétricas são a principal fonte de fornecimento de energia.
O problema é que, para seu funcionamento, elas dependem do nível de água dos reservatórios e estes têm sofrido muitas variações, especialmente pelos períodos de seca.
Quando isso ocorre e as hidrelétricas não conseguem produzir energia suficiente para abastecer todo o país, então são acionadas as usinas termelétricas, o que gera custos adicionais. Estes que, são indicados pelas bandeiras tarifárias.
O custo da geração de energia nas termelétricas é mais alto, pois são utilizados combustíveis no processo produtivo.
A bandeira vigente em cada momento, estará indicada na descrição detalhada da conta de luz.
O que significam as cores das bandeiras tarifárias?
São três bandeiras, sendo que a bandeira vermelha é separada em dois patamares. Veja:
- Bandeira verde – indica que as condições são boas para a geração de energia e, consequentemente, os custos devem ser reduzidos, ou seja, não implica em acréscimos para a tarifa;
- Bandeira amarela – indica que as condições para a produção de energia estão menos favoráveis e os custos deverão ser um pouco mais altos.
- Bandeira vermelha – patamar 1 – Indica que as condições para produção de energia estão gerando custos mais altos e, portanto, terá um acréscimo na conta;
- Bandeira vermelha – patamar 2 – Indica que a produção de energia elétrica está gerando custos ainda mais altos e, portanto, terá um acréscimo ainda maior.
Por que devemos prestar atenção nestas bandeiras?
O objetivo do sistema das bandeiras tarifárias é conseguir equilibrar os custos da geração de energia com o que é repassado aos consumidores. Mas, além disso, também serve para conscientização da população a respeito do consumo de água e energia.
Quando a bandeira se encontra vermelha, por exemplo, isso indica que os níveis dos reservatórios de água estão baixos e ações que contribuam para amenizar o desperdício tanto de água quanto de energia, são positivas.
Com as mudanças climáticas e a instabilidade cada vez maior do clima, encontrar soluções tanto para economizar na conta quanto para contribuir para a preservação dos recursos naturais, é algo muito significativo.
Aqui na Global Tape, nós adotamos a energia solar como principal fonte de geração de energia. Ela é considerada uma energia limpa, renovável e sustentável. Além disso, adotamos outras práticas como utilização de cisterna para reuso da água, reciclagem dos resíduos gerados, etc.
Você pode conhecer um pouco mais sobre nosso processo produtivo, acessando o site da Global Tape. Também pode se inspirar com nosso post sobre o uso de Tecnologias sustentáveis.
Sua empresa também pode fazer a diferença.