Atualmente, com o mercado cada vez mais competitivo, oferecer produtos de qualidade é um diferencial que pode fazer sua empresa se destacar em meio a tantos concorrentes.
De modo geral, a qualidade de um produto está sempre relacionada às suas características e aos seus componentes, que podem ou não serem capazes de satisfazer as necessidades do cliente. Por conta disso, as empresas precisam desenvolver produtos interativos, que utilizam matéria-prima de qualidade, e que apresentem uma taxa mínima de defeito, para assim se destacar no mercado.
A seguir explicaremos um pouco mais sobre como a qualidade de um produto pode interferir no resultado, e as vantagens que isso pode proporcionar a sua empresa.
O que define um produto de qualidade?
Antes de mais nada, é preciso entender que não há a necessidade de seguir todos os padrões de qualidade listados abaixo para que sua empresa seja considerada excelente!
O que você pode fazer é, focar em algo que tenha a ver com seu modelo de negócio, garantindo assim um equilíbrio.
Um bom comerciante deve saber fazer boa distribuição de cada um dos itens abaixo, analisando os riscos e benefícios.
Desempenho
O desempenho se refere às características principais de um produto.
Quando se trata de um carro, por exemplo, são levadas em conta características como a velocidade, conforto e acessórios diversos.
Confiabilidade
Muito importante na qualificação de um produto, já que este possui menores chances de apresentar falhas e, consequentemente, de prejudicar o seu cliente, garantindo ainda a você um feedback positivo.
Características Acessórias
São itens extras que valorizam o produto, mesmo que trivial. Chama mais atenção do consumidor, oferecendo um diferencial que outros podem não ter.
Isso vai desde um ambiente climatizado, bom atendimento, uma loja bonita, a um brinde ao cliente no momento da compra, e afins.
Durabilidade
É o tempo aproximado que um produto pode resistir no mercado.
Pode ser relacionado à confiabilidade, sendo um dos itens mais apreciados pelos consumidores de modo geral, que não gostam de serem obrigados a comprar um novo produto em decorrência de um defeito ou desatualização.
Conformidade
É tudo o que diz respeito ao projeto em si do produto, peças que serão utilizadas, para que tudo ocorra perfeitamente desde a primeira tentativa, ganho de produtividade, redução de trabalho, e principalmente, diminuição nos custos.
Não possui relação direta com o preço final do produto, para determinar se ele será de qualidade ou não.
Aparência
Diz respeito à estética não só embalagem, mas também a forma como os consumidores enxergam de forma real seu produto.
Este pode ser considerado um tópico de maior ou menor importância dependendo do nicho de mercado ao qual você está inserido.
Atendimento
Outro item muito importante, um bom atendimento evita reclamação, e também agrega mais valor ao seu produto ou serviço oferecido.
Mas, mesmo o atendimento inicial tendo um grande valor, o momento pós-vendas que é a “cereja do bolo”. Isto pois, os consumidores querem ser bem atendidos até mesmo após a compra, assim gerando reincidência daquele cliente em seu negócio.
Qualidade Percebida
É quando se pode qualificar a maneira como o consumidor avalia o seu produto mesmo que de uma forma subjetiva.
Alguns critérios podem ser usados para essa pré-avaliação, como marketing utilizado na venda do produto, e conceitos como marca, reputação, aparência, robustez, tradição, publicidade e afins.
Como a qualidade interfere no resultado final
Agora que você conhece alguns dos critérios de qualidade que você e sua empresa precisam se atentar, veja como um produto de qualidade pode gerar inúmeras vantagens no resultado final:
• Produto mais competitivo
• Entrega mais rápida ao cliente
• Produto menos suscetível a erros
• Possibilidade de agregar novos produtos no mercado
• Cumprimento de prazos com maior eficácia
• Produção com custo mais baixo custo
• Otimização melhor do tempo de produção
• Menos casos de retrabalho
• Fidelização de seus clientes
• Feedback positivos
• Melhor alinhamento de estratégia com sua equipe
• Redução de perdas durante o processo de fabricação
• Aprimoramento dos processos de fabricação
A alta competitividade do mercado atual faz com que as empresas precisem inovar, sem perder tempo em processos de produção falhos, que apenas gastam tempo e dinheiro. Por isso, você e sua empresa, precisam buscar desenvolver estratégias a fim de garantir produtos de qualidade para garantir a sua sobrevivência no mercado atual.
É uma lógica simples, usar matérias-primas de qualidade na confecção ou acabamento de seus produtos irá afetar diretamente de forma positiva no resultado final, evitando possíveis dores de cabeça com clientes insatisfeitos.
Depois dessas dicas todas, e de compreender como a qualidade do produto pode te ajudar, você precisa conhecer as fitas adesivas da Global Tape.
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Todos os produtos da Global Tape possuem qualificações e padrões internacionais direcionados a diversos mercados como padrão UL, ROHS FREE, IMDS, PPAP, entre outros.
A Global Tape está preparada para adaptar as medidas do pedido de acordo com suas necessidades, atendendo os mais diversos segmentos como automotivo, aeroviário, comunicação visual, construção civil, petrolífero, hospitalar, refrigeração, têxtil, entre outros.
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