Fitas adesivas utilizadas no mercado de blindagem automotiva

Nesse artigo você vai descobrir tudo a respeito da blindagem automotiva, assim como os materiais utilizados para realizar esse processo, as fitas adesivas.

Nesse artigo você vai descobrir tudo a respeito da blindagem automotiva, assim como os materiais utilizados para realizar esse processo, as fitas adesivas.

Você sabia que o Brasil é um dos países que mais blindam automóveis ao redor do mundo? Isso mesmo, o nosso país está entre os primeiros colocados quando o assunto é blindar um veículo. Isso é decorrente do grande nível de periculosidade encontrado em algumas regiões do nosso território.

Diante desse cenário, muitas pessoas se sentem na necessidade de aumentar o nível de sua segurança, deixando, por exemplo, seus carros mais seguros e resistentes para evitar possíveis incidentes que coloquem sua vida em risco. E é daí que ganha notoriedade essa técnica tão conhecida e utilizada.

O que é a blindagem automotiva?

A blindagem consiste em uma técnica utilizada para, como mencionado acima, deixar um veículo mais resistente, e, consequentemente, mais seguro. Um carro blindado, por exemplo, a depender do nível dessa blindagem, é capaz de resistir até mesmo a tiros, o que faz com que as pessoas dentro do veículo estejam protegidas de eventuais tentativas de assalto, sequestros ou outros atentados que coloquem sua vida em risco.

Como é feita a blindagem automotiva?

Realizar uma blindagem não é uma tarefa nada fácil, afinal, para que um veículo se torne mais resistente do que era antes, é necessário realizar alterações materiais e estruturais.

Para realizar esse processo, é necessário desmontar o veículo, de modo que apenas algumas estruturas, como painel, lataria e motor, sejam mantidas no lugar. Para que os materiais resistentes sejam instalados, é necessário que sejam removidos os bancos, vidros, o forro e capas internas tanto do teto quanto das portas, e até mesmo as rodas.

O próximo passo é iniciar a instalação dos materiais resistentes, geralmente começando por quatro camadas de vidro e de acrílico fixadas na parte interior do automóvel. Essa é a estrutura que garante a segurança da parte interna.

Já na parte externa, ou na lataria, como é chamada, é utilizado um conjunto de materiais. É feita uma mistura de fibras de aramida e de aço inox laminado, e depois são aplicadas várias camadas deste material. Isso é o que proporciona a resistência balística ao veículo.

O processo completo de blindagem de um carro, geralmente, demora em torno de um mês, visto que é algo bem complexo e custoso.

Níveis de blindagem

Existem, no total, seis tipos diferentes de blindagens. As quatro primeiras (níveis I, II, II-A e III-A) são os métodos convencionais e mais comuns, os quais qualquer pessoa tem acesso. Essas são diferenciadas de acordo com o tipo de munição que podem resistir, sendo as de calibres menores para os maiores, respectivamente. Por esse motivo, a nível III-A acaba sendo a mais utilizada no Brasil, pois, das que podem ser utilizadas por qualquer pessoa, é a que resiste aos maiores impactos de armas de fogo.

Ainda, existem outros dois tipos de blindagem, que são ainda mais resistentes que os primeiros citados. As de nível III, resistem até mesmo a fuzis, e só podem ser utilizadas com autorização do exército. Já as mais fortes, as de nível IV, são tão reforçadas que são proibidas para uso civil, ou seja, pessoas comuns não podem usar. Automóveis com esse tipo de proteção só podem transportar materiais de alto valor e pessoas jurídicas.

É importante ressaltar que, o processo para realizar a blindagem, assim como o tempo gasto e os materiais utilizados e suas quantidades, mudam de acordo com os níveis. Ainda, nos maiores níveis, até mesmo a funcionalidade e o peso do carro podem ser consideravelmente modificados.

Materiais utilizados na blindagem automotiva

Diante do exposto acima, você pode perceber que para realizar a blindagem de um veículo são utilizados diversos materiais, que variam de acordo com o tipo e o nível do processo a ser executado. Vidro, acrílico, aço e aramida, são alguns dos exemplos de produtos utilizados na realização desse procedimento.

Apesar disso, alguns materiais que também são importantes acabam não sendo lembrados ou reconhecidos.

Fitas adesivas

Esse é o caso das fitas adesivas, que, mesmo muitos não sabendo, desempenham papel fundamental na blindagem automotiva. Elas são responsáveis por fixar e revestir algumas estruturas, de modo que essas fiquem imóveis e protegidas.

Temos em nossa loja diversas opções de fitas adesivas que atendem a várias necessidades, inclusive, para a realização de blindagem de veículos. Para esse objetivo, as mais indicadas são as fitas mais resistentes e que possuem um poder fixador grande.

São ótimos exemplos e que desempenham seu papel com excelência as fitas dupla face e as fitas crepe automotivas, principalmente por conta de sua versatilidade e resistência.

Deseja blindar seu automóvel? Conte com a Global Tape

Caso você tenha a intenção de blindar o seu carro, já viu que as fitas adesivas desempenham função importantíssima. Então, não perca tempo e adquira logo a sua aqui na Global Tape, acesse nosso site e confira!

Curtiu o conteúdo? Compartilhe!

Posts Relacionados