Uma empresa que quer obter sucesso precisa adotar boas práticas na gestão do setor de compras. Este é um departamento de suma importância em qualquer negócio. É ele que vai garantir todos os suprimentos necessários para o funcionamento da empresa.
Uma má gestão de compras pode provocar desarranjos nas finanças, comprometer o atendimento das demandas e prejudicar o relacionamento com os clientes. Enquanto isso, um trabalho efetivo e inteligente pode ajudar a reduzir custos, aumentar a produtividade e melhorar os resultados.
E não pense que é somente o setor da indústria ou grandes corporações que precisam investir na qualidade da gestão de compras. Pequenos negócios arriscam ainda mais quando não se dedicam a ela, pois não têm margem para erros, ou seja, compras mal feitas podem gerar prejuízos que comprometem o crescimento da empresa.
Quem trabalha no varejo e lida diretamente com o cliente final, também deve dar atenção especial à gestão de compras, para não correr o risco de faltar itens importantes no estoque.
A seguir, separamos 6 dicas que podem ajudar qualquer empresa a melhorar a gestão deste departamento.
6 dicas infalíveis para a gestão de compras
1 – Estruture o Departamento de compras
O primeiro passo é ter um departamento de compras definido. Isso não quer dizer que você precisa de profissionais alocados no setor, a não ser que seja uma empresa de médio a grande porte, nesses casos é importante ter uma equipe especialista.
O que precisa ser estruturado é o setor em si, com todas as informações de compras organizadas em um mesmo local para que quando houver a necessidade de consultá-las, o processo seja rápido e ágil.
2 – Invista em um bom planejamento de compras
O planejamento é imprescindível para o funcionamento do setor de compras. Ele deve prever todos os investimentos, ter um processo de compras estruturado e fazer o alinhamento de estratégias e metas com a realidade do negócio.
Além disso, o planejamento envolve um bom conhecimento do negócio e das tendências de mercado, percebendo quais são os períodos que vendem mais, os produtos que vendem mais, e outras informações relevantes.
3 – Integre controle de estoque e vendas
O estoque e as vendas compõem o que chamamos de ciclo de compras, é o balanço entre os dois que vai definir o que precisa ser comprado. Portanto, para que o setor de compras possa funcionar de maneira efetiva, é fundamental que exista um controle de estoque eficiente e rigoroso integrado de forma assertiva com as vendas.
4 – Selecione com cuidado os fornecedores e estabeleça um bom relacionamento com eles
Fornecedores são parceiros do seu negócio. A escolha deve ser cuidadosa e levar em consideração critérios como qualidade, rapidez e eficiência na entrega dos produtos, facilidade de negociação, dentre outros.
Já falamos sobre esse assunto no post sobre a Importância da seleção correta de fornecedores. Sugerimos que faça a leitura.
5 – Use a tecnologia a favor do seu negócio
Hoje em dia, existem muitas empresas que fornecem bons softwares de gestão para o setor de compras e outros departamentos da empresa. A tecnologia proporciona muito mais agilidade, rapidez e precisão das informações.
Contrate um sistema que integre as compras, vendas, orçamento e estoque.
6 – Qualifique sua equipe
Não deixe de investir na qualificação da equipe. Quanto mais seu time dominar o assunto, entender de ferramentas e ter visão de mercado, maiores são as chances de obter eficiência e aumentar a produtividade.
Precisa de um fornecedor de fitas adesivas?
Conte com a Global Tape, podemos ser grandes parceiros!
Além da excelência na produção de fitas adesivas que você já conhece, nossa empresa tem ampla experiência de mercado e podemos usar isso a favor do crescimento e amadurecimento dos negócios. Acesse nosso site e entre em contato conosco.