Saber como definir o mix de produtos em lojas de materiais de construção faz toda a diferença nos resultados do negócio. Ter uma boa variedade de produtos é fundamental para manter a loja atrativa.
Além disso, ao conseguir atingir um equilíbrio entre o que se mantém no estoque e as necessidades do cliente, é possível reduzir os cursos de armazenagem e o total imobilizado no estoque.
Um produto que não tem giro significa dinheiro parado. Muitas vezes, o dinheiro que poderia ser investido na expansão do negócio
Fazer revisões periódicas do mix de produtos da loja pode levar a descobrir um alto valor parado, principalmente, porque os estoques de lojas de materiais de construção costumam somar um valor significativo.
Ao agendar sua próxima revisão, siga os passos que mostramos a seguir para definir o mix de produtos e melhorar a performance do seu estoque.
Comece utilizando um relatório de Curva ABC
A Curva ABC é um método de classificação de informações muito eficiente para separar itens de maior relevância ou impacto. Pode ser aplicado na análise do mix de produtos.
Por meio do relatório, é possível documentar quem são os principais clientes, fornecedores e produtos. E com isso, saber quem são os clientes que mais compram, os produtos de maior circulação e os que estão parados no estoque a mais tempo.
A partir desse levantamento, é possível analisar o estoque, a fim de encontrar pontos que podem ser melhorados. A partir disso, passar para a revisão do mix de produtos.
Conheça bem o seu cliente
O segundo passo para a definição do mix de produtos ideal para sua loja, é conhecer o cliente. As demandas e necessidades do consumidor são essenciais para determinar quais produtos serão vendidos.
É muito comum que os lojistas se deixem levar pela opinião de fornecedores e outras pessoas. Porém, a preferência deve ser sempre a necessidade do cliente.
É importante pesquisar sobre seus clientes, conversar com eles e buscar entender o que eles precisam.
Fique de olho nos concorrentes
Além de conhecer o cliente, é importante estar sempre atento à concorrência. Isso é importante para tentar encontrar pontos em que você não está conseguindo suprir a demanda do cliente, mas o concorrente consegue, tendo insights positivos para melhorar o seu mix de produtos.
Lembre-se que você não deve copiar o mix do concorrente. O que deve ser observado são os diferenciais que ele adota e estratégias empregadas para atrair os clientes que podem te ajudar a aprimorar as suas estratégias.
Adote uma metodologia de previsão
Os métodos de previsão tem como objetivo prever o desempenho futuro com base no desempenho real da data em que são aplicados. Portanto, a partir do seu histórico atual de vendas, é possível que você determine a previsão de resultado futuro.
Quanto mais precisa for essa previsão, mais adequada será a definição do mix de produtos.
Lembre-se que além do histórico de vendas, é importante considerar os resultados em datas comemorativas, feriados, vendas sazonais e outros fatores que influenciam seus números.
Acompanhe os seus resultados
O monitoramento contínuo do desempenho do mix de produtos é fundamental para garantir sua política de estoque. Somente por meio dessa prática, é possível identificar ineficiências e propor melhorias.
É importante ressaltar que existem itens que são indispensáveis no mix de produtos de lojas de materiais para construção, como as fitas adesivas, por exemplo. Esse tipo de item precisa ser de qualidade e ter uma boa variedade disponível, já que atende múltiplas necessidades de clientes de todos os tipos.
Seguindo esses passos você estará pronto para definir um mix de produtos adequado às necessidades do cliente, com qualidade e uma boa diversificação. Com isso, elimina o problema de produtos parados no estoque, favorece o fluxo de caixa e mantém seu negócio competitivo.
Se você deseja conferir mais dicas e estratégias de como elevar a performance do seu negócio, acompanhe outros conteúdos aqui do Blog.
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