A pandemia trouxe dificuldades para vários setores da indústria com relação a importação de matéria-prima. Dessa vez, os desarranjos afetam a cadeia de embalagens, especialmente as de material plástico e papelão.
Além do acesso a esses materiais ser mais difícil, houve uma alta considerável nos preços. De acordo com a Associação Brasileira de Embalagem (ABRAE), foram 29,1% só até o mês de fevereiro deste ano.
A situação mais crítica é com relação a cadeia do plástico, principalmente o polipropileno (PP). Os problemas podem incluir não somente a falta do produto, como a demora na entrega e custos mais elevados.
Um dos motivos para isso ocorrer, foi o aumento do número de pessoas comprando pela internet e o crescimento dos serviços de delivery que aumentaram a demanda de produção de embalagens durante o período.
As embalagens são fundamentais para comportar os produtos de forma segura, permitindo o transporte e a entrega em perfeitas condições ao consumidor, sendo indispensáveis para qualquer segmento.
Diante dessa situação, vemos mais do que nunca, a importância de se calcular cuidadosamente os custos com embalagens para não comprometer a lucratividade das empresas.
E agora, como lidar com essa situação?
De início, é necessário revisar a programação de compra de insumos, passando a fazer pedidos maiores, ou seja, pensados a longo prazo.
Por mais que o preço esteja mais alto, para evitar que a empresa fique sem embalagens, considerando que o período de entrega está sendo maior, é indicado optar por compras de volumes maiores.
Negociar com os fornecedores uma quantidade maior de produtos, também facilita a concessão de descontos no pedido.
Outro fator importantíssimo é se dedicar à pesquisa de preço e manter um bom diálogo com os fornecedores. Caso necessário, uma alternativa estratégica é adquirir essas embalagens junto a outras empresas, para também garantir um menor preço por meio de compras maiores.
O cálculo do preço final dos produtos também deve ser revisado, conforme o mercado muda.
Como a sua empresa tem vivenciado esse período? Quais estratégias têm adotado? Vamos compartilhar? Estamos todos juntos nessa!