Comprador estudando

O FUTURO DA FUNÇÃO DE COMPRADOR NAS EMPRESAS

O futuro da função de comprador nas empresas

O comprador possui uma função muito importante dentro das empresas. Ele tem o poder de decisão de compra de materiais de que o empreendimento precisa e, em alguns casos, é o responsável pelo departamento de compras e por gerenciar toda uma equipe.

A rotina de um comprador está atrelada a conseguir as melhores negociações para a empresa, evitando os custos excessivos e garantindo a qualidade dos produtos adquiridos.

Muitas são as tarefas que um comprador profissional precisa exercer: organizar o sistema de compras em um software, passar para os fornecedores quais as características e peculiaridades dos produtos que deseja, resolver problemas corriqueiros com os fornecedores e outras.

Mas, para ser o melhor comprador no mercado atual, é preciso fazer muito mais do que isso. O que os empresários esperam do comprador da empresa é que ele consiga fazer o mesmo trabalho, porém, em menos tempo e com maior eficácia. Assim, eles devem ser mais produtivos e, para isso, precisam de novos conhecimentos.

Conhecimentos necessários para o comprador do futuro

Veja abaixo quais são as principais características para quem deseja ser o melhor comprador e ter o seu futuro garantido no mercado de trabalho:

Deve conhecer a estratégia da empresa

O comprador do futuro deve entender que os departamentos das empresas pararam de trabalhar de maneira isolada e estão cada vez mais criando um profundo relacionamento. Por exemplo, o departamento financeiro e o departamento de compras precisam estar em constante comunicação e devidamente sincronizados.

Portanto, não basta saber apenas sobre o que se precisa comprar para a empresa, mas sim toda a estratégia dela. Com base nessas informações, fica muito mais fácil saber o que o negócio precisa e quando precisa.

Deve saber trabalhar em equipe

Essa é, sem dúvidas, uma das características mais requisitadas pelas empresas aos profissionais. Cada vez mais a necessidade de saber trabalhar em equipe é importante para o sucesso do empreendimento. Assim, comprador não deve se manter isolado dos outros profissionais que estão fora do seu departamento.

Deve entender de softwares

A rotina de um comprador é bastante atarefada, especialmente se formos pensar nas novas competências exigidas pelo mercado de trabalho. Ele precisa manter uma série de documentos em ordem, saber delegar tarefas e concluir as suas próprias responsabilidades sempre com resultados ainda melhores que os anteriores.

Para isso, será necessário o uso de softwares que ajudem esse profissional a manter a organização em dia e com mais facilidade. Assim, esses programas permitem que os profissionais façam mais em menos tempo, garantindo a qualidade dos processos.

Deve conhecer o conceito de commodity a fundo

Uma commodity é como chamam uma matéria prima básica para fazer produtos industrializados. Portanto, se essas commodities sofrem alterações no preço de custo, logicamente, os produtos feitos a partir delas também terão os valores alterados.

Assim é muito importante estar sempre lendo sites de notícias sobre o assunto. Além disso, é essencial saber o período em que essa commodity é produzida em maior quantidade. Afinal de contas, quanto maior oferta, menor será o preço final do produto.

Deve trabalhar com indicadores

O comprador deve passar a trabalhar com indicadores, ou seja, ele deve comprovar com base em números que o seu trabalho está realmente sendo o melhor para aquela empresa. Ter um bom currículo não será mais o suficiente para manter esse profissional atuando no mercado. Será necessário provar para a empresa que o serviço prestado está trazendo resultados.

Deve fazer networking

Não importa se você trabalha como empregado registrado em uma empresa ou como trabalhador autônomo, fazer networking é essencial para se manter no mercado. Quanto mais pessoas da área conhecer, mais conhecimento terá, poderá ver novas frentes e realidades de trabalho para um comprador e assim aumentar as suas possibilidades no mercado.

Deve falar outras línguas

Muitas empresas estão exigindo um segundo idioma para os profissionais, especialmente o inglês. Por mais que, nesse momento, a empresa para qual trabalha não realize comércio no exterior, há sempre essa possibilidade e, se você deseja ser o melhor comprador, precisa estar preparado para o que for necessário.

Deve se manter em constante aprendizado

Essa não é necessariamente uma característica do futuro, afinal de contas, todos os profissionais devem ter em mente que é necessário se manter atualizado para permanecer no mercado e ser visto como um bom profissional.

Mas essa habilidade está se tornando cada vez mais importante e o comprador do futuro precisará estar mais atualizado do que nunca. Além de conhecimentos técnicos e teóricos, deverá saber sobre todas as novidades tecnológicas que o mercado oferece para a função e saber como elas podem ajudar a melhorar os seus serviços.

Como você pode perceber, preparar-se para o futuro não é algo complexo, mas exige muita dedicação e também força de vontade. A rotina de um comprador e as tarefas realizadas por ele serão outras, mas ele deve estar preparado para se adaptar a essas mudanças.

O que você está fazendo para se preparar para o futuro? Divida com a gente nos comentários!

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