Planejamento empresarial: 5 dicas para começar o ano com o negócio organizado

Confira 5 dicas para criar um planejamento estratégico eficiente e melhorar a performance do seu negócio em 2023.

Podemos dizer que 2022 foi um ano incomum. Apesar das previsões de melhorias, a crise econômica mundial provocou instabilidade no mercado e muitas mudanças.

Ao mesmo tempo, o avanço das tecnologias tem trazido importantes mudanças para todos os setores, principalmente em termos de transformação digital, inovação, ESG e gestão de equipes.

O planejamento empresarial 2023 precisa estar alinhado com as expectativas do mercado, a fim de antecipar adversidades e aproveitar oportunidades.

O que é o planejamento empresarial e qual sua importância?

O planejamento empresarial é uma ferramenta de gestão. Ele abrange a previsão de cenários, estabelecimento de metas e objetivos, elaboração de estratégias para atingir essas metas e definição da jornada de crescimento do negócio.

Empresas de todos os tamanhos devem investir na organização do seu planejamento empresarial como ponto de partida de todas as atividades.

Além de ajudar a administrar tempo, recursos e energia da melhor forma, concentrando-se nas prioridades, o planejamento estratégico auxilia no reconhecimento de problemas que possam surgir ao longo da jornada e na identificação de oportunidades de melhoria.

Entre os principais benefícios de ter um planejamento bem elaborado estão:

  • Maior assertividade nas ações;
  • Maior produtividade;
  • Monitoramento detalhado de resultados;
  • Identificação de oportunidades e ameaças do mercado.

Como criar um planejamento estratégico empresarial eficiente?

Para ajudar você empresário ou empresária que quer estabelecer um planejamento estratégico eficiente e assertivo para 2023, preparamos 5 dias. Confira a seguir.

1 – Comece analisando o balanço do ano anterior

Avaliar o que deu certo e o que não deu certo no ano que passou é o primeiro passo para reavaliar os caminhos e traçar novas e melhores estratégias.

Faça um levantamento completo dos resultados alcançados e utilize essas informações como base para as novas metas.

Também é importante rever a missão, a visão e os valores da marca, bem como seu propósito enquanto gestor para ter claro quais são as necessidades no momento para atingir as expectativas.

2 – Análise de mercado

A análise de mercado é um estudo detalhado de como o mercado se comportou no último período e quais são as expectativas para a nova etapa. 

Algumas perguntas para ajudar na análise de mercado:

  • Como o mercado se comportou no último ano e como seu negócio reagiu a isso?
  • A empresa conseguiu se adaptar à realidade do mercado?
  • Quais as tendências e expectativas do seu segmento para o novo ano?
  • Quais movimentos a concorrência está realizando?
  • Como o seu cliente está se comportando?

3 – Utilize a Análise SWOT

A Análise SWOT, também chamada de Matriz FOFA, é uma ferramenta que permite analisar situações internas e externas da empresa, pontuando vantagens e desvantagens que precisam ser consideradas para elaboração de estratégias de trabalho.

A palavra SWOT é a sigla para Strenghts (forças), Weaknesses (fraquezas), Opportunities (oportunidades) e Threats (Ameaças).

Em forças, são descritos todos os pontos positivos da empresa, atividades que estão sendo bem desenvolvidas, dentre outros pontos fortes. Em fraquezas, são listados aqueles projetos que ainda precisam de melhorias e soluções.

As ameaças são possíveis situações que podem vir a ocorrer ao longo do ano, fatores de mercado, legislação e outros fatores que podem colocar em risco as metas. E por fim, as oportunidades são ações e fatores que podem ser usados a favor do negócio.

Após esse levantamento, os dados podem ser cuidadosamente analisados e então, é possível definir ações para o fortalecimento da empresa.

4 – Defina metas

Um bom planejamento é norteado pelas metas. Lembre-se que elas precisam ser tangíveis, ou seja, devem ser alcançáveis dentro da realidade da empresa neste momento.

Estabeleça metas de curto, médio e longo prazo e defina a periodicidade de avaliação dessas metas.

5 – Ciclo PDCA

O Ciclo PDCA é mais uma ferramenta de gestão que pode contribuir na otimização dos processos das empresas para atingir alta performance.

Com isso, é possível definir estratégias eficazes para manter todas as fases do processo produtivo consistentes. 

Ele utiliza quatro ações-chave: Planejar (Plan), Fazer (do), Checar (Check) e Agir (Act).

Planejar é a definição de metas e de métodos organizacionais a serem utilizados para atingi-las. Fazer é implementar as ações e preparar o tempo para que a equipe inicie as operações conforme o planejado.

A checagem é o monitoramento constante dos trabalhos realizados na empresa, fazendo a medição de resultados e indicadores.

E o Agir consiste na tomada de decisão com base na análise dos dados. Ou seja, definir ações para manutenção ou alteração das estratégias.

Além de usar as ferramentas recomendadas, não esqueça que é importante manter-se atualizado sobre o mercado, ficar de olho na atuação da concorrência, estabelecer uma cultura de inovação junto com a equipe e contar com bons parceiros.

A Global Tape é uma empresa que tem muita honra em contribuir com o crescimento das empresas parceiras. Além de trabalhar no aprimoramento contínuo de nossos processos, compartilhamos conhecimento para apoiar quem também busca pelo melhoramento constante da sua performance.

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